Em busca de crescimento, melhorias em sua performance e resultados, empresas dos mais diversos segmentos de mercado têm investido na chamada educação empresarial. Uma estratégia que tem se mostrado eficaz na capacitação de funcionários de corporações dos mais diversos portes.
Várias são as metodologias utilizadas, mas atualmente tem se destacado o treinamento por gamificação, sendo ele cada vez mais consumido em ambientes corporativos do mundo todo.
Mas, o que é esse treinamento gamificado? Como ele funciona e o que faz dele uma metodologia tão eficiente em estratégias e resultados? Veja a partir de agora.
Gamificação, vem do termo inglês “gamification”, e é simplesmente o uso das propriedades dinâmicas e mecânicas dos jogos, sendo aplicados em outros contextos. Uma prática com o poder de tornar leves e divertidas ações que seriam mais difíceis se realizadas de forma convencional.
O uso das ideias e mecanismos dos jogos está cada vez mais sendo usado para motivar ações e comportamentos em ambientes alheios ao contexto dos jogos, tais como:
- engajamento de pessoas;
- melhoramento do aprendizado;
- resolução de problemas;
- motivação e estímulo;
- modificação de comportamentos;
- aquisição de novos valores.
O treinamento gamificado vem a ser, portanto, um método de ensino que se utiliza da técnica dos jogos para engajar e motivar os funcionários de uma corporação. Em suas diversas modalidades, adota quesitos de funcionamento como: competição, missões, definição de objetivos e sistema de recompensas a fim de atrair mais o participante.
Por que usar gamificação no treinamento corporativo?
Os colaboradores das empresas nunca foram tão considerados por elas como nos dias atuais, dado o reconhecimento de que são eles que cumprem os diversos processos de organização, produção de produtos e execução de serviços.
Então, nada mais lógico que essas empresas busquem aqueles profissionais que demonstrem maior competência, a fim de que possam sempre usufruir de vantagem competitiva e impulsionar seus negócios.
Profissionais competentes são profissionais muito bem instruídos para exercer suas funções. Portanto, além de fazê-los passar por um rigoroso processo de recrutamento e seleção, é fundamental que as empresas invistam em ações de treinamento corporativo para prepará-los a respeito das novidades do setor em que atuam, sanar suas dúvidas e dificuldades e atualizar seus conhecimentos.
Toda empresa deve investir em treinamento de pessoal, independentemente de seu ramo de negócio. Porém, os métodos mais tradicionais não costumam otimizar a relação de resultado esperado pelo custo auferido, já que eles não conseguem gerar o engajamento necessário nos participantes.
E por que o treinamento com gamificação funciona mais?
Porque as pessoas tendem a assimilar e reter melhor o aprendizado adquirido em situações mais lúdicas, ou seja, se divertindo, envolvidas em competições, além de gostarem do reconhecimento que as disputas proporcionam, e para os quais elas se motivam naturalmente. É bem mais eficiente que os estudos convencionais onde seriam obrigadas a assistir palestras e ler cartilhas e apostilas, ou a somente escutar um instrutor.
As vantagens do treinamento gamificado nas empresas
Para se expandir e ganhar mercado, empresas não dispensam métodos eficazes e inovadores em suas ações educativas.
Devido a eficácia da metodologia dos games no treinamento empresarial, corporações a têm adquirido cada vez mais para seus mais diversos processos, que vão desde atrair mais clientes até a elaboração de estratégias para engajar os colaboradores e otimizar suas funções.
Os motivos de sua popularização, que fazem a aprendizagem ser mais engajada, efetiva e dinâmica no treinamento corporativo são vários, dentre os quais podemos destacar:
- Motivação: os jogos agem nas pessoas despertando sua curiosidade e atenção de forma natural. Dessa forma, a metodologia dos games aumenta o ânimo dos colaboradores e os motiva a realizarem atividades que terão impactos positivos em sua realidade;
- Proatividade: jogos sempre despertam iniciativa e dinamismo nos participantes, e no ato de jogar, os colaboradores necessitam justamente de uma postura mais ativa, assumindo um protagonismo no processo de sua própria aprendizagem;
- Conhecimento fortalecido: quando o ensino é apresentado com estímulos lúdicos, tudo é memorizado com mais facilidade. Com isso, os colaboradores da empresa conseguem aplicar melhor em seu dia a dia tudo o que aprendem nos treinamentos;
- Modernidade metodológica: a tecnologia já faz parte do cotidiano das pessoas há um bom tempo, e o treinamento corporativo realizado com esse tipo de ferramenta aproxima mais os colaboradores, e com ainda mais destaque os que trabalham diretamente com a área cibernética, como gestão de dados;
- Automação e uso de dados: a empresa que utiliza plataformas de treinamento gamificado obtém de forma automática relatórios sobre o desempenho de seus colaboradores, fato que ajuda a identificar quais pontos do treinamento estão funcionando bem e quais precisam ser aperfeiçoados. Tais relatórios são dados confiáveis que podem ser utilizados para decidir quais decisões devem ser tomadas em relação às orientações educacionais na empresa.
- Combinação com outras metodologias: com a flexibilidade que apresenta, a gamificação pode ser usada junto a outras metodologias, a fim de potencializar o resultado dos treinamentos. O EAD é um bom exemplo para se trabalhar com gamificação.
- Custo: os treinamentos gamificados apresentam menor custo em relação aos meios tradicionais e, dada sua eficiência, trazem o melhor retorno em termos para cada real investido no colaborador.
Em que área da empresa aplicar a gamificação?
O treinamento com jogos funciona em qualquer área da empresa. No entanto, há alguns setores específicos onde seu emprego é mais comum, por gerarem mais resultados e estratégias. São eles:
- Departamento de recrutamento e seleção: local onde os recrutadores avaliam com facilidade as dinâmicas de grupo, que aprofundam e diversificam as formas de como testar as habilidades, capacidades e comportamentos dos candidatos;
- O setor de vendas: área em que a gamificação é muito eficaz, seja internamente, no trabalho da colaboratividade da equipe e na sua busca de atingir metas; seja externamente, na relação com os clientes, ao prospectar e exercitar a jornada de compra do seu público-alvo..
- Setores de RH e departamento pessoal: setores que costumam aplicar o treinamento gamificado, e já no ato da aplicação estimulam ações de engajamento, motivação e colaboração.
Essas estratégias são também muito impactantes nas ações de onboarding da empresa.
Como aplicar a gamificação no treinamento corporativo
A gamificação como método de aprendizagem em empresas pode ser aplicada de maneira simples e eficiente. Veja a seguir algumas das principais formas divertidas e lúdicas desse treinamento funcional:
Gincanas: individualmente ou em equipe, os funcionários adquirem um senso diferenciado de percepção das funções que exercem, e melhoram sua capacidade de executá-las e de resolver problemas tornando-se mais ágeis e criativos, quando encaram desafios simples, métodos de rankings e situações que remetem à sua rotina profissional.
Role Play: refere-se a interpretação. O termo em inglês refere-se a mudança que uma pessoa faz em seu comportamento para assumir um papel. A dramatização é feita em um cenário lúdico e aborda a realidade visando solucionar problemas.
Escape games: nesta modalidade, as pessoas precisam resolver uma série de enigmas dentro de um limite de tempo para escapar da sala em que estão trancadas. Uma boa forma de treinar trabalhos sob pressão, espírito em equipe, concentração, organização e produtividade.
Jogos de imersão: estes jogos são formas de dar um maior senso de comprometimento, urgência e necessidade para atingir a meta proposta no jogo. Existem em modalidades presenciais e também virtuais, que estão cada vez mais utilizadas dada a sua eficiência e praticidade.
Para seu sistema de gamificação, a Harpy dispõe do curso da Hacker Rangers, uma plataforma de quem são parceiros e que atua ministrando programas de treinamento de gamificação para promover uma cultura de cibersegurança corporativa.
Com o Hacker Rangers, a Harpy fomenta a conscientização em segurança da informação, combate o crime cibernético e atende aos requisitos da LGPD e GDPR através do empenho do ativo mais valioso que ela possui, seus colaboradores.
Como funciona o treinamento Hacker Rangers
A plataforma da Hacker Rangers é parcialmente personalizável para o cliente, em áreas como a logo, e os programas de treinamento com simulações, todas ligadas à cultura da proteção de dados.
Ao abrir a primeira tela do Hacker Rangers, o usuário já tem acesso:
- às suas medalhas;
- à última medalha que ele adquiriu;
- ao seu progresso adquirido em relação à sua jornada;
- às próximas etapas;
- à sua pontuação em três vertentes: em cyber atitudes, em pontuação por quiz e em pontuação nos cursos;
- à sua posição no ranking semanal, mensal em geral;
- ao ranking completo de usuários.
Na plataforma, o usuário pode:
- participar e realizar os quizzes, onde ganhará pontos à medida em que acerta as respostas;
- ter acesso a todas as medalhas que ele já adquiriu;
- realizar suas “Cyber Atitudes”, que vão desde fazer uma denúncia até praticar um ensinamento;
- fazer um report para sua equipe de cibersegurança;
- realizar seus cursos, onde cada curso é por progresso, onde você vai evoluindo da vídeo-aula para apostila até a prova final, onde você tem que atingir uma nota mínima para passar para a próxima fase.
Além disso, há um sistema de patentes, onde para subir de patente você precisa cumprir uma série de atividades. A primeira patente é N00b, seguida da Script Kiddie, da R3 D3, da White Hat, até por fim, chegar à patente máxima, que é a de Hacker Rangers.
O ciclo dos passos, que se chamam Cyber Atitude, Vacilo e Phishing, tem duração de três meses, lembrando que a plataforma também acompanha a simulação de Phishing, onde toda vez que o usuário cai no Phishing ele também perde ponto.
A gamificação para cibersegurança da Hacker Rangers é para quem acredita que as metodologias convencionais de treinamento e conscientização de usuários em cibersegurança não são eficazes para transformar seu usuário em um agente ativo, que seja parte da solução na proteção cibernética da empresa, e não mais como parte do problema.
Então, acredita que o treinamento gamificado possa ajudar os colaboradores de sua empresa a otimizar suas funções, ou os seus novos funcionários no processo de onboarding? Realize aqui seu diagnóstico e veja como anda a sua gestão de pessoas.
Clique abaixo e realize o diagnóstico para saber como e a partir de onde sua empresa precisa dar continuidade ao processo de adequação e/ou manter sua conformidade