De olho no mercado: Recentemente, os dados vêm ganhando importância nos mais diferentes mercados e ter uma cultura data-driven já é o foco de muitos negócios. Com a expansão cada vez mais crescente da tecnologia, a internet tornou a quantidade de dados gigantes, onipresentes e muito mais valiosos, convertendo-os em um dos recursos mais lucrativos do mundo.
São 2.200 TERABYTES, essa é a quantidade estimada de arquivos que uma única empresa, por exemplo, pode gerar de dados em um mês, conforme publicação da revista Forbes, feita em abril de 2021. Pode soar estranho, mas atualmente, o recurso mais valioso não é mais o petróleo. Gigantes como Google, Amazon e Apple acumularam juntos mais de US$ 25 bilhões em lucro líquido.
Mercado de serviços de infraestrura em nuvem
Se baseando em fatos:
O mundo dos dados tem ganhado cada vez mais espaço nos noticiários e rodas de conversa ao redor do mundo. E não é à toa. Grandes marcas, instituições financeiras globais e empresários do mundo todo apostam em estratégias baseadas neles. Logo, abrir mão dos dados é inaceitável para quem quer ser competitivo no mercado.
A análise de dados é um procedimento que visa transformar números e informações em insights para a tomada de decisões. Quando as decisões passam a ser tomadas por dados, elas se tornam abundantes e precisas, gerando uma facilidade em enxergar as falhas ou acertos do processo, aumentando sua eficácia e, consequentemente, o resultado daquela empresa.
É muito comum empresas passarem a trabalhar com um grande volume de dados, como vendas, informações financeiras dos clientes, perfil de compra dos consumidores, estratégias de mercado e indicadores de desempenho.
O processo surge com o propósito de transformar esse banco de dados muito volumoso e desestruturado, em oportunidades reais de crescimento. Ou seja, analisando cada etapa, fazer com que essas informações e números possam ser usados a favor do desenvolvimento empresarial.
Nos últimos anos, muitas práticas que utilizam dados pessoais, começaram a ficar cada vez mais invasivas e discriminatórias, o que fortaleceu o debate a respeito da necessidade de regulamentação das práticas envolvendo o uso de dados pessoais. O aumento dos casos de vazamento de dados nos últimos anos fez com que governos, empresas e sociedade se preocupassem em criar mecanismos para evitar a invasão de privacidade.
LGPD, é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais do Brasil, que tem como principal objetivo dar às pessoas maior controle sobre suas próprias informações, ao mesmo tempo em que visa educar empresas para que incorporem aspectos de privacidade no tratamento de dados. É uma lei que estabelece regras para empresas e organizações sobre coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais. No caso de descumprimento, ela impõe multas e sanções.
Criada em 2018, a lei está em vigor desde maio de 2021. Veio para instruir e normatizar a forma como empresas e órgãos públicos realizam a coleta, armazenagem e tratamento dos dados das pessoas. Como consequência, há um impacto significativo nas áreas jurídica, administrativa e de segurança da informação das companhias.
Na HARPY, você conta com profissionais especialistas em Cyber Security, Compliance (Conformidade de Segurança Cibernética), Gestão de Processos e e Controles Internos, Treinamento e Cultura, Assessoria Jurídica, equipes multidisciplinares atuando de forma integrada e coordenada.
Para começar a aperfeiçoar sua estratégia de dados, e claro, promover segurança para seus clientes, realize o diagnóstico. É rápido e seguro.